O que é a eficiência de um painel solar?
Expressa em percentagem, a eficiência de um painel solar é a capacidade que um painel solar tem de converter a luz solar em eletricidade. Se tivermos a mesma quantidade de luz a incidir durante o mesmo período de tempo, sobre dois painéis solares com diferentes taxas de eficiência, o mais eficiente irá produzir mais eletricidade do que aquele que é menos eficiente.
Em termos práticos, para dois painéis solares, com o mesmo tamanho, se um tiver uma eficiência de 21% e o outro uma eficiência de apenas 14%, o painel com maior taxa de eficiência irá produzir mais 50% kWh de eletricidade nas mesmas condições que o painel com menor taxa de eficiência.
Assim, para pouparmos na fatura de eletricidade, é importante ter um painel solar com uma elevada taxa de eficiência na conversão da luz solar.
Quais as marcas de painéis solares mais eficientes no mercado?
A eficiência de um painel solar é um fator que pesa muito aquando da aquisição e avaliação da qualidade de um painel solar. Mas ainda assim não deve ser o único fator a ter em conta quando considera instalar um painel solar em particular.
A eficiência de um painel solar está diretamente relacionada com a capacidade do painel em converter energia a baixo custo e grande fornecimento.
Produção máxima
Se o seu objetivo com um painel solar é consumir o máximo de eletricidade que o seu sistema solar produzi, ou garantir que consome o mínimo possível da rede, mas tem um espaço limitado para instalar os painéis solares, então o ideal é escolher um painel solar com máxima eficiência. Pois só assim irá conseguir obter o máximo de produção dos seus painéis solares!
Relação custo vs valor
Os painéis solares mais eficientes tendem a custar mais do que os menos eficientes. Assim, antes de avançar para a aquisição, poderá analisar se a diferença de preço justifica perante as poupanças que irá conseguir, ao gerar mais eletricidade ao longo do tempo.
É que quanta mais energia produzir e consumir, menos terá que consumir da rede, podendo até gerar algum lucro com a venda do excedente produzido à rede (se contratualizar tal opção).